• Menu
  • Lycoris
  • Category
    • Animation
    • Nature
    • People
    • Technology
    • Vogue
    • Other
  • Tools
    • CSS
    • jQuery
    • Cookies
    • Wicked
  • Menu
    • CSS
    • jQuery
    • Cookies
    • Wicked
  • Sub Menu
    • CSS
    • jQuery
    • Cookies
    • Wicked

CZARABOX

[ WORDS on IMAGES. ]

JIM JARMUSCH LUIS MIGUEL OLIVEIRA Only Lovers Left Alive

Only Lovers Left Alive

À noite, na terra 
Luís Miguel Oliveira, Público de 12 de Junho de 2014
Uma vénia a uma cultura tradicional em vias de desaparecer, um pequeno requiem por um mundo “pré-digital”.
Jim Jarmusch a fazer um “filme de vampiros”? A ideia pode parecer estranha, se não olharmos para além da mais recente, e muito teen, voga do “vampirismo” na cultura popular de grande circulação - e especialmente a série dos Twilight, que pormenor aqui pormenor ali até parece ser referenciada, e gentilmente desprezada, em Só os Amantes Sobrevivem. Mas se formos para além disso a estranheza dissipa-se, porque o recorte tradicional, romântico, da figura do vampiro, independentemente das suas dúzias de declinações cinematográficas, boas ou más (Só os Amantes Sobrevivem não é sequer um “filme de género”), apresenta de modo muito natural características típicas do que têm sido os protagonistas jarmuschianos no seus filmes dos últimos tempos. São marginais, condenados a uma existência clandestina dentro duma “bolsa cultural” muito própria e muito ritualizada; são noctívagos, habitam o “negativo” das vidas das pessoas comuns; e, sobretudo, são “antigos”, carregam com eles uma memória de séculos, uma memória que cada vez menos reconhece o mundo contemporâneo e é cada vez menos reconhecida por ele.
Só os Amantes Sobrevivem não resulta assim num filme terrivelmente diferente do anterior filme de Jarmusch, Os Limites do Controlo, que olhava com severidade a massificação cultural e a diluição da memória no mundo dos nossos dias. Em mais do que um sentido, é disso que Jarmusch continua a falar, mas agora refugiado num nicho, propriamente “romântico” (os “amantes”, o “amor”: a mesma tábua de salvação que antes dele Lang ou Godard encontraram...), que dispensa a severidade e encontra algum gozo resignado na sua condição marginal, como se tudo se passasse entre membros dalguma sociedade secreta. E desse posto as personagens de Jarmusch observam, com um desencanto reconfortado pelas suas próprias memórias, um mundo a acabar e a ser substituído por outro. Uma das sequências mais bonitas é um passeio, nocturno evidentemente, pelos arrabaldes da Detroit decadente e arruinada, com clímax numa paragem num antigo cine-teatro: a câmara demora-se a filmar o tecto, rebuscado e imponente, enquanto as personagens mencionam a história do lugar e o facto de ele estar hoje transformado num parque de estacionamento, momento em que a câmara desce para mostrar os automóveis estacionados e nos deixar, subitamente, com o plano mais parecido com o final do Holy Motors de Carax que desde então foi feito (e é caso para dizer que aos carros só falta falarem...). O espírito de Só os Amantes Sobrevivem, seguramente próximo do do filme de Carax, fica plenamente iluminado nessa cena. Um não-reconhecimento, claro, mas feito com uma suavidade, uma “nonchalance” tão isenta de amargura que se torna espantosa por isso mesmo.
Entre a Tânger, por exemplo de Bowles e Burroughs, e a Detroit, por exemplo da Motown, em que tudo se passa, Só os Amantes Sobrevivem é uma vénia a uma cultura tradicional em vias de desaparecer, um pequeno requiem por um mundo “pré-digital”. As memórias dos escritores (o impagável Marlowe de John Hurt) rimam com as guitarras e os discos de vinil, vestígios e artefactos de uma civilização desaparecida, sinais da inspiração “sombria” trazida por estas criaturas da noite (no léxico jarmuschiano também é evidente que há uma rima entre os “vampiros” e os “artistas”). Em terra “zombificada”, que é como os vampiros chamam aos não- vampiros (os zombies), a estas criaturas resta a solidão, uma solidão com um peso de séculos. Através daí, e com centro no seu par protagonista (Tilda Swinton e Tom Hiddleston), Jarmusch recorta ainda uma outra história, a história de um vieux couple, “velho” literalmente de séculos, e de um amor que é preciso revigorar, reinventar. A delicada melancolia dessa história é incrível, como incrível é a nota de ironia que a derradeira cena lhe acrescenta, ao encontrar finalmente uma função para os “jovens”: eles têm o sangue, novo e fresco, que é preciso roubar para, enfim, viver mais uns séculos.
DoxDoxDox
Add Comment
JIM JARMUSCH, LUIS MIGUEL OLIVEIRA
quinta-feira, 26 de março de 2015
  • Share
  • Share

Related Posts

Newer Older Home

Label

ABEL GANCE ADRIAN MARTIN AKASAKA DAISUKE ALAIN BERGALA ALAIN RESNAIS ALBERT SERRA ALEXANDER MEDVEDKINE ALEXIS TIOSECO ANA MARIZ ANDRÉ BAZIN ANDRÉA PICARD ANDY RECTOR ANITA LEANDRO ANNE MARIE STRETTER ANNE PHILIP ANTOINE THIRION ANTÓNIO CÃMARA ANTÓNIO CAMPOS ANTÓNIO GUERREIRO ARIANE GAUDEAUX ARTAVAZD PELECHIAN BARRETT HODSON BERTRAND TAVERNIER BILL KROHN BOB DYLAN BUÑUEL CAHIERS DU CINEMA CARLOS MELO FERREIRA CARLOSS JAMES CHAMBERLIN CECIL B. DEMILLE CHAPLIN CHRIS MARKER CHRISTA FULLER CHRISTIAN BRAAD THOMSEN CHRISTIAN JUNGEN CHRISTIAN KEATHLEY CLAIRE DENIS COTTAFAVI CRAIG KELLER CYRIL NEYRAT D. H. LAWRENCE DAMIEN HIRST DANIEL FAIRFAX DANIEL KASMAN DANIEL REIFFERSCHEID DANIELE HUILLET DANIELLE HUILLET DARIO ARGENTO DAVE KEHR DAVID BONNEVILLE DAVID BORDWELL DAVID FOSTER WALLACE DAVID LYNCH DAVID PHELPS DAVID STERRITT DAVID YON DELEUZE DIOGO VAZ PINTO DOMINIQUE PAINI DONALD FOREMAN DREYER EDGAR MORIN EGIL TORNQVIST EMILIANO AQUINO EMILIE BICKERTON EMMA GOLDMAN EMMANUEL SIETY ERIC ROHMER F. J. OSSANG FERGUS DALY FILMOLOGIA FILOSOFIA FOTOGRAFIA FRANCIS BACON FREDERIC JAMESON GALEYEV GEORGE LUCAS GEORGE ORWELL GEORGES BATAILLE GÉRARD LEBLANC GINA TELAROLI GIORGIO AGAMBEN GIUSEPPE BERTOLUCCI GLAUBER ROCHA GUIONISMO GUS VAN SANT GUY DEBORD HAL HARTLEY HANNAH ARENDT HARUN FAROCKI HAWKS HENRI BEHAR HENRI-DAVID THOREAU HERVÉ LE ROUX HIROSHI TESHIGAHARA HITCHCOCK HOLDERLIN HONG SANG-SOO HOWARD HAWKS IMAGENS CONTEMPORANEAS INGMAR BERGMAN IRMGARD EMMELHAINZ ISAAC JULIEN J.R.JONES JACQUES AUMONT JACQUES LOURCELLES JACQUES RIVETTE JACQUES ROZIER JAMES QUANDT JARON LANIER JEAN EPSTEIN JEAN NARBONI JEAN PIERRE GORIN JEAN RENOIR JEAN-BAPTISTE THORET JEAN-CLAUDE GUIGUET JEAN-CLAUDE ROSSEAU JEAN-CLAUDE ROUSSEAU JEAN-JACQUES BIRGÉ JEAN-LOUIS COMOLLI JEAN-LUC GODARD JEAN-MARC LALANNE JEAN-MARIE STRAUB JEAN-PIERRE GORIN JIM JARMUSCH JOAN DIDION JOANA RODRIGUES JOÃO BÉNARD DA COSTA JOÃO BOTELHO JOÃO CÉSAR MONTEIRO JOÃO MÁRIO GRILO JOÃO SOUSA CARDOSO JOHAN VAN DER KEUKEN JOHN CARPENTER JOHN CASSAVETES JOHN FORD JOHN WAYNE jonas mekas JONATHAN ROSENBAUM JORGE SILVA MELO JOSÉ ARROYO JOSÉ BARATA MOURA JOSÉ BRAGANÇA DE MIRANDA JOSE GIL JOSÉ OLIVEIRA JOSEPH CAMPBELL KARL MARX KATHERYN BIGELOW KIMBERLY LINDBERGS KING VIDOR KOJI WAKAMATSU LAURENT CHOLLET LÉONCE PERRET LEOS CARAX LIKLOS JANSCÓ LOUIS SKORECKI LUC MOULLET LUIS MENDONÇA LUIS MIGUEL OLIVEIRA LUIZ CARLOS OLIVEIRA JR LUIZ SOARES JÚNIOR MALICK MALTE HAGENER MANNY FARBER MANOEL DE OLIVEIRA MANUEL MOZOS MANUEL S. FONSECA MANUELA PENAFRIA MARGUERITE DURAS MARIA FILOMENA MOLDER MARIO BAVA MÁRIO FERNANDES MARQUÊS DE SADE MARTIN BUBER MARTIN HEIDEGGER MASAO ADACHI MELISSA GREGG MICHEL DELAHAYE MICHEL MOURLET MICHELANGELO ANTONIONI MIGUEL DOMINGUES MIGUEL MARIAS MINNELLI MURIEL DREYFUS NANCY COKER NEVILLE ROWLEY NEWSREEL NICHOLAS RAY NICK DRAKE NICOLE BRENEZ NIKA BOHINC NOAM CHOMSKY NOBUHIRO SUWA OLIVIER PIERRE ORSON WELLES PATRICE BLOUIN PATRICE ROLLET PAULO ROCHA PECKINPAH PEDRO COSTA PEDRO EIRAS PEDRO SUSSEKIND PETER BOGDANOVICH PETER BRUNETTE PETER NESTLER PHILIPPE GARREL PHILIPPE GRANDRIEUX PIER PAOLO PASOLINI PIERRE CLEMENTI PIERRE CRETON PIERRE LÉON PIERRE-MARIE GOULET RAINER MARIA RILKE RAINER W. FASSBINDER RAQUEL SCHEFER RAUL BRANDÃO RAYMOND BELLOUR REVISTA LUMIÉRE RICHARD BRODY RITA AZEVEDO GOMES RITA BENIS RIVETTE ROBERT ALDRICH ROBERT KRAMER ROBERTO ACIOLI DE OLIVEIRA ROBERTO CHIESI ROGER CORMAN ROMAIN LECLER ROSSELLINI RYSZARD DABEK SACHA GUITRY SALLY SHAFTO SAMUEL FULLER SATYAJIT RAY SCOTT MACDONALD SERGE DANEY SÉRGIO DIAS BRANCO SHERMAN ALEXIE SHIGEHIKO HASUMI SHYAMALAN SIEGFRIED KRACAUER SIMON HARTOG SLAVOJ ZIZEK SOFIA TONICHER STARWARS STÉPHANE BOUQUET STEVE PERSALL STEVEN SPIELBERG STRAUB=HUILLET SUSAN SONTAG SYLVAIN GEORGE SYLVIE PIERRE TAG GALLAGHER TED FENDT TERESA VILLAVERDE TERRENCE MALICK THE JEONJU DIGITAL PROJECT 2011 THOM ANDERSEN THOMAS HARLAN TIR TROTSKY TRUFFAUT UMBERTO ECO VASCO CÂMARA VERTOV VINCENT MINELLI WALTER BENJAMIN WARREN BUCKLAND WERNER SCHROETER WOODY ALLEN ZANZIBAR FILMS
Com tecnologia do Blogger.

Pesquisar neste blogue

Browse by Date

  • ►  2023 (4)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  outubro (3)
  • ►  2021 (1)
    • ►  maio (1)
  • ►  2020 (2)
    • ►  maio (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2019 (2)
    • ►  abril (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2018 (7)
    • ►  novembro (2)
    • ►  fevereiro (2)
    • ►  janeiro (3)
  • ►  2017 (9)
    • ►  dezembro (3)
    • ►  novembro (2)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (3)
  • ►  2016 (3)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  outubro (1)
    • ►  agosto (1)
  • ▼  2015 (12)
    • ►  outubro (1)
    • ►  julho (1)
    • ►  abril (3)
    • ▼  março (4)
      • Ma nuit chez Maud, por Michel Mourlet
      • Only Lovers Left Alive
      • Bodies in Filmic Space
      • Guiget sobre A MORTE DE EMPÉDOCLES
    • ►  janeiro (3)
  • ►  2014 (7)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (1)
    • ►  setembro (1)
    • ►  julho (3)
    • ►  maio (1)
  • ►  2013 (21)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  outubro (1)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (5)
    • ►  fevereiro (12)
  • ►  2012 (53)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  novembro (7)
    • ►  outubro (8)
    • ►  setembro (2)
    • ►  agosto (2)
    • ►  junho (5)
    • ►  maio (9)
    • ►  abril (6)
    • ►  março (11)
    • ►  fevereiro (1)
  • ►  2011 (57)
    • ►  dezembro (6)
    • ►  novembro (1)
    • ►  setembro (5)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (7)
    • ►  maio (4)
    • ►  abril (6)
    • ►  março (11)
    • ►  fevereiro (10)
    • ►  janeiro (5)
  • ►  2010 (71)
    • ►  dezembro (11)
    • ►  novembro (16)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (2)
    • ►  agosto (5)
    • ►  julho (9)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (9)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (4)
    • ►  fevereiro (7)
  • ►  2009 (40)
    • ►  dezembro (6)
    • ►  novembro (10)
    • ►  outubro (1)
    • ►  setembro (2)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (2)
    • ►  junho (7)
    • ►  abril (6)
    • ►  março (5)

Contribuidores

  • DoxDoxDox
  • DoxDoxDox

copyright © 2017 CZARABOX All Right Reserved . Created by Idntheme . Powered by Blogger