• Menu
  • Lycoris
  • Category
    • Animation
    • Nature
    • People
    • Technology
    • Vogue
    • Other
  • Tools
    • CSS
    • jQuery
    • Cookies
    • Wicked
  • Menu
    • CSS
    • jQuery
    • Cookies
    • Wicked
  • Sub Menu
    • CSS
    • jQuery
    • Cookies
    • Wicked

CZARABOX

[ WORDS on IMAGES. ]

ANTÓNIO GUERREIRO CYRIL NEYRAT PEDRO COSTA Vanda, uma iluminação profana

Vanda, uma iluminação profana


Vanda, uma iluminação profana

12.03.2013 - António Guerreiro
 
IPSILON

Uma longa entrevista, a acompanhar a edição em DVD de No Quarto da Vanda, fornece matéria que vai muito para além do making of e da auto-interpretação: é uma incursão poderosa do cineasta na sua obra.
Um Melro Dourado, Um Ramo de Flores, uma Colher de Prata. 
No Quarto da Vanda - Conversa com Pedro Costa
Cyrill Neyrat / Pedro Costa
Midas Filmes / Orfeu Negro

*****
A primeira edição, em Portugal (já tinha sido editado no estrangeiro), do DVD do filme de Pedro Costa No Quarto da Vanda (2000) seria, por si só, motivo de júbilo. Mas há uma razão suplementar que a torna ainda mais preciosa: O DVD vem acompanhado de um livro, uma Conversa com Pedro Costa (com imagens escolhidas e legendadas pelo próprio), longa entrevista ao cineasta feita por Cyril Neyrat, que foi crítico na revista Vertigo e membro da redacção dos Cahiers du Cinéma (o livro pode ser comprado autonomamente). Não receemos ser superlativos: esta entrevista é um documento poderoso, que age inevitavelmente sobre o modo de vermos o filme e de entendermos a experiência (muito mais do que estética e cinematográfica) que nele está em jogo. Precisamos de recuar muito no tempo para encontrarmos em Portugal um autor - em qualquer área da produção artística ou literária - que fale do seu próprio trabalho com a mesma lucidez, o mesmo empenhamento reflexivo, a mesma capacidade de nos fazer perceber que o jogo mais inocente da arte (como dizia Hölderlin da poesia) é afinal um jogo extremamente perigoso. O que Pedro Costa diz da ficção, da narrativa, da relação da memória com o contar, deveria fazer corar de vergonha a maior parte dos nossos jovens romancistas entertainers.
Vanda é um nome próprio, o nome de uma pessoa, mais do que de uma personagem, porque o pressuposto ético e estético deste filme, como explica, o seu autor, é o da "crença na presença" de uma pessoa: "Tudo começa aí, pela presença inteira de alguém." A palavra "presença" está cheia de conotações teológicas (veja-se, por exemplo, a noção de "presenças reais", em George Steiner), mas se há alguma mística em Pedro Costa é a da pura imanência. E Vanda trouxe consigo, na sua inteireza e excesso de presença, uma figura lendária, como o Ventura. Ela operou uma deslocação no modo de filmar: "Este encontro permitiu que me libertasse completamente da idealização dos meus primeiros filmes, da cinefilia que me sufocava." Vanda, com todo o seu poder narrativo, foi a descoberta de um método: as personagens são os argumentistas e o filme abdica de um guião prévio. Assim, o filme decorre de uma necessidade imanente, de uma imposição que Pedro Costa formula nestes termos: "Pus-me à frente de Vanda, acreditei em mim, nela, no cinema."
Mas qual é a cena originária, a pré-história deste filme? Ele parte de um convite da própria Vanda, no bairro das Fontainhas: "Vem fazer um filme no meu quarto." Ou então: "As minhas palavras vão-te mostrar o bairro." Tratava-se de um desafio, vindo de alguém que tinha sentenciado: "Não acredito nem por um momento que me podes conhecer." O quarto, de seis metros quadrados, onde Vanda habita com a irmã, Zita, será então o lugar onde se instala durante mais de um ano o cineasta, e de onde ele vai também apreender a vida do bairro (que está, ao mesmo tempo, a ser demolido). Fumador passivo da heroína que no quarto é consumida, ele não consegue filmar sem ocupar o espaço da cena e sem correr os riscos inerentes ("A heroína dá-te uma força extraordinária, torna-te mestre absoluto de tudo, mas só fazes parvoíces."). E isto é o contrário de uma rodagem: "Uma rodagem tem um lado militar, policial: começa como uma rusga e depois desaparece, tal como a polícia." E o que é que pode resultar daqui? Um documentário, uma ficção? O convite para filmar no quarto da Vanda parece supor a lógica do documentário. Mas foi com "um desejo de ficção" que Pedro Costa entrou no quarto. E o resultado, como sabemos, subverte estas categorias de género porque a "presença" de Vanda vai-se revelar subversiva. O poderoso instrumento de que Vanda dispõe, e que faz dela uma máquina narrativa, é a memória ("É essa a minha matéria, o meu guião"), e essa é, pela sua própria natureza, ficcional.
Há um momento em que Pedro Costa diz que "podemos fazer um grande filme épico com um candeeiro, um sofá e um ramo de flores". A epopeia, a tragédia, o simples teatro de variedades são dimensões que perpassam em No Quarto da Vanda, às vezes quase simultaneamente, o que faz dele um filme que traz a memória de géneros exteriores ao cinema. E há, além disso, o espírito sensual e físico da música.
Aquele quarto é um lugar de onde se ouve todo o ruído profano do bairro (muito especialmente, as máquinas de demolição), mas ganha a dimensão de templo, onde o tempo mundano é interrompido. À partida, a convicção do cineasta era a de que "era preciso rebentar com o quarto romântico", e a de que "pensar o espaço é uma das bases do cinema". O espaço, acrescentemos, é uma das categorias da narrativa. Ora, o grande segredo deste filme está no modo como ele consegue colocar-nos perante os elementos arquetípicos da narrativa (reactivando uma força narrativa primordial), sem que no entanto haja nele uma história (pelo menos, uma história agenciada segundo as convenções que se tornaram o grande artifício do cinema). E, aqui, as reflexões de Pedro Costa, na sua conversa com Cyril Neyrat, sobre o que é ficção e realidade, o que é uma narrativa e a sua relação com a experiência, têm um longo alcance, que vai para além do profundo exercício de reflexão sobre o seu próprio trabalho.
DoxDoxDox
Add Comment
ANTÓNIO GUERREIRO, CYRIL NEYRAT, PEDRO COSTA
segunda-feira, 18 de março de 2013
  • Share
  • Share

Related Posts

Newer Older Home

Label

ABEL GANCE ADRIAN MARTIN AKASAKA DAISUKE ALAIN BERGALA ALAIN RESNAIS ALBERT SERRA ALEXANDER MEDVEDKINE ALEXIS TIOSECO ANA MARIZ ANDRÉ BAZIN ANDRÉA PICARD ANDY RECTOR ANITA LEANDRO ANNE MARIE STRETTER ANNE PHILIP ANTOINE THIRION ANTÓNIO CÃMARA ANTÓNIO CAMPOS ANTÓNIO GUERREIRO ARIANE GAUDEAUX ARTAVAZD PELECHIAN BARRETT HODSON BERTRAND TAVERNIER BILL KROHN BOB DYLAN BUÑUEL CAHIERS DU CINEMA CARLOS MELO FERREIRA CARLOSS JAMES CHAMBERLIN CECIL B. DEMILLE CHAPLIN CHRIS MARKER CHRISTA FULLER CHRISTIAN BRAAD THOMSEN CHRISTIAN JUNGEN CHRISTIAN KEATHLEY CLAIRE DENIS COTTAFAVI CRAIG KELLER CYRIL NEYRAT D. H. LAWRENCE DAMIEN HIRST DANIEL FAIRFAX DANIEL KASMAN DANIEL REIFFERSCHEID DANIELE HUILLET DANIELLE HUILLET DARIO ARGENTO DAVE KEHR DAVID BONNEVILLE DAVID BORDWELL DAVID FOSTER WALLACE DAVID LYNCH DAVID PHELPS DAVID STERRITT DAVID YON DELEUZE DIOGO VAZ PINTO DOMINIQUE PAINI DONALD FOREMAN DREYER EDGAR MORIN EGIL TORNQVIST EMILIANO AQUINO EMILIE BICKERTON EMMA GOLDMAN EMMANUEL SIETY ERIC ROHMER F. J. OSSANG FERGUS DALY FILMOLOGIA FILOSOFIA FOTOGRAFIA FRANCIS BACON FREDERIC JAMESON GALEYEV GEORGE LUCAS GEORGE ORWELL GEORGES BATAILLE GÉRARD LEBLANC GINA TELAROLI GIORGIO AGAMBEN GIUSEPPE BERTOLUCCI GLAUBER ROCHA GUIONISMO GUS VAN SANT GUY DEBORD HAL HARTLEY HANNAH ARENDT HARUN FAROCKI HAWKS HENRI BEHAR HENRI-DAVID THOREAU HERVÉ LE ROUX HIROSHI TESHIGAHARA HITCHCOCK HOLDERLIN HONG SANG-SOO HOWARD HAWKS IMAGENS CONTEMPORANEAS INGMAR BERGMAN IRMGARD EMMELHAINZ ISAAC JULIEN J.R.JONES JACQUES AUMONT JACQUES LOURCELLES JACQUES RIVETTE JACQUES ROZIER JAMES QUANDT JARON LANIER JEAN EPSTEIN JEAN NARBONI JEAN PIERRE GORIN JEAN RENOIR JEAN-BAPTISTE THORET JEAN-CLAUDE GUIGUET JEAN-CLAUDE ROSSEAU JEAN-CLAUDE ROUSSEAU JEAN-JACQUES BIRGÉ JEAN-LOUIS COMOLLI JEAN-LUC GODARD JEAN-MARC LALANNE JEAN-MARIE STRAUB JEAN-PIERRE GORIN JIM JARMUSCH JOAN DIDION JOANA RODRIGUES JOÃO BÉNARD DA COSTA JOÃO BOTELHO JOÃO CÉSAR MONTEIRO JOÃO MÁRIO GRILO JOÃO SOUSA CARDOSO JOHAN VAN DER KEUKEN JOHN CARPENTER JOHN CASSAVETES JOHN FORD JOHN WAYNE jonas mekas JONATHAN ROSENBAUM JORGE SILVA MELO JOSÉ ARROYO JOSÉ BARATA MOURA JOSÉ BRAGANÇA DE MIRANDA JOSE GIL JOSÉ OLIVEIRA JOSEPH CAMPBELL KARL MARX KATHERYN BIGELOW KIMBERLY LINDBERGS KING VIDOR KOJI WAKAMATSU LAURENT CHOLLET LÉONCE PERRET LEOS CARAX LIKLOS JANSCÓ LOUIS SKORECKI LUC MOULLET LUIS MENDONÇA LUIS MIGUEL OLIVEIRA LUIZ CARLOS OLIVEIRA JR LUIZ SOARES JÚNIOR MALICK MALTE HAGENER MANNY FARBER MANOEL DE OLIVEIRA MANUEL MOZOS MANUEL S. FONSECA MANUELA PENAFRIA MARGUERITE DURAS MARIA FILOMENA MOLDER MARIO BAVA MÁRIO FERNANDES MARQUÊS DE SADE MARTIN BUBER MARTIN HEIDEGGER MASAO ADACHI MELISSA GREGG MICHEL DELAHAYE MICHEL MOURLET MICHELANGELO ANTONIONI MIGUEL DOMINGUES MIGUEL MARIAS MINNELLI MURIEL DREYFUS NANCY COKER NEVILLE ROWLEY NEWSREEL NICHOLAS RAY NICK DRAKE NICOLE BRENEZ NIKA BOHINC NOAM CHOMSKY NOBUHIRO SUWA OLIVIER PIERRE ORSON WELLES PATRICE BLOUIN PATRICE ROLLET PAULO ROCHA PECKINPAH PEDRO COSTA PEDRO EIRAS PEDRO SUSSEKIND PETER BOGDANOVICH PETER BRUNETTE PETER NESTLER PHILIPPE GARREL PHILIPPE GRANDRIEUX PIER PAOLO PASOLINI PIERRE CLEMENTI PIERRE CRETON PIERRE LÉON PIERRE-MARIE GOULET RAINER MARIA RILKE RAINER W. FASSBINDER RAQUEL SCHEFER RAUL BRANDÃO RAYMOND BELLOUR REVISTA LUMIÉRE RICHARD BRODY RITA AZEVEDO GOMES RITA BENIS RIVETTE ROBERT ALDRICH ROBERT KRAMER ROBERTO ACIOLI DE OLIVEIRA ROBERTO CHIESI ROGER CORMAN ROMAIN LECLER ROSSELLINI RYSZARD DABEK SACHA GUITRY SALLY SHAFTO SAMUEL FULLER SATYAJIT RAY SCOTT MACDONALD SERGE DANEY SÉRGIO DIAS BRANCO SHERMAN ALEXIE SHIGEHIKO HASUMI SHYAMALAN SIEGFRIED KRACAUER SIMON HARTOG SLAVOJ ZIZEK SOFIA TONICHER STARWARS STÉPHANE BOUQUET STEVE PERSALL STEVEN SPIELBERG STRAUB=HUILLET SUSAN SONTAG SYLVAIN GEORGE SYLVIE PIERRE TAG GALLAGHER TED FENDT TERESA VILLAVERDE TERRENCE MALICK THE JEONJU DIGITAL PROJECT 2011 THOM ANDERSEN THOMAS HARLAN TIR TROTSKY TRUFFAUT UMBERTO ECO VASCO CÂMARA VERTOV VINCENT MINELLI WALTER BENJAMIN WARREN BUCKLAND WERNER SCHROETER WOODY ALLEN ZANZIBAR FILMS
Com tecnologia do Blogger.

Pesquisar neste blogue

Browse by Date

  • ►  2023 (4)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  outubro (3)
  • ►  2021 (1)
    • ►  maio (1)
  • ►  2020 (2)
    • ►  maio (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2019 (2)
    • ►  abril (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2018 (7)
    • ►  novembro (2)
    • ►  fevereiro (2)
    • ►  janeiro (3)
  • ►  2017 (9)
    • ►  dezembro (3)
    • ►  novembro (2)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (3)
  • ►  2016 (3)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  outubro (1)
    • ►  agosto (1)
  • ►  2015 (12)
    • ►  outubro (1)
    • ►  julho (1)
    • ►  abril (3)
    • ►  março (4)
    • ►  janeiro (3)
  • ►  2014 (7)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (1)
    • ►  setembro (1)
    • ►  julho (3)
    • ►  maio (1)
  • ▼  2013 (21)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  outubro (1)
    • ►  abril (1)
    • ▼  março (5)
      • Entrevista a Rita Azevedo Gomes
      • A fronteira dos géneros / debate entre Grandrieux ...
      • Vanda, uma iluminação profana
      • JB e o comentário à técnica em 13 Lakes e RR
      • JOHN FORD, ou a eloquência do gesto
    • ►  fevereiro (12)
  • ►  2012 (53)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  novembro (7)
    • ►  outubro (8)
    • ►  setembro (2)
    • ►  agosto (2)
    • ►  junho (5)
    • ►  maio (9)
    • ►  abril (6)
    • ►  março (11)
    • ►  fevereiro (1)
  • ►  2011 (57)
    • ►  dezembro (6)
    • ►  novembro (1)
    • ►  setembro (5)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (7)
    • ►  maio (4)
    • ►  abril (6)
    • ►  março (11)
    • ►  fevereiro (10)
    • ►  janeiro (5)
  • ►  2010 (71)
    • ►  dezembro (11)
    • ►  novembro (16)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (2)
    • ►  agosto (5)
    • ►  julho (9)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (9)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (4)
    • ►  fevereiro (7)
  • ►  2009 (40)
    • ►  dezembro (6)
    • ►  novembro (10)
    • ►  outubro (1)
    • ►  setembro (2)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (2)
    • ►  junho (7)
    • ►  abril (6)
    • ►  março (5)

Contribuidores

  • DoxDoxDox
  • DoxDoxDox

copyright © 2017 CZARABOX All Right Reserved . Created by Idntheme . Powered by Blogger